atendimento

Em três meses, 622 pacientes foram atendidos no Hospital Regional

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Renan Mattos (Diário)

No último dia 9, o Ambulatório de Especialidades em Doenças Crônicas do Hospital Regional Centro, em Santa Maria, completou três meses de funcionamento. Nesta segunda-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Instituto de Cardiologia, gestor do hospital, divulgaram um novo balanço com os números dos atendimentos feitos nesse período: de 9 de julho a 30 de setembro, 622 pacientes foram atendidos. 

Farmácias municipais abrem mais tarde nesta quarta-feira

Em comparação aos atendimentos realizados no mês anterior, são 116 pacientes a menos do que em agosto - ao todo, 176 pessoas foram atendidas no mês de setembro, enquanto que, -em agosto, 292 haviam sido encaminhadas para atendimento no ambulatório. Os números foram divulgados durante uma visita técnica do secretário estadual de Saúde, Francisco Paz, ao complexo hospitalar, na tarde desta segunda-feira.

- O hospital caminha na sua velocidade. Nesses três meses, conseguimos fazer cerca de 4 mil atendimentos para mais de 600 pessoas, o que demonstra que estamos no rumo certo da organização. Entretanto, encontramos uma série de dificuldades estruturais, mas que já estão sendo resolvidas - explicou Paz.

De acordo com o superintendente da Fundação Universitária de Cardiologia, Rogério Dalfollo Pires, que acompanhou o secretário durante a visita, a instalação dos aparelhos de imagem e diagnóstico atrasou por conta de problemas na estrutura elétrica.

- O prédio ficou muito tempo parado, sem manutenção. Na nossa avaliação, as dificuldades estão sendo enfrentadas. Nossa rede elétrica não estava adequada para suportar a carga dos equipamentos, então, tivemos que fazer os ajustes. Daqui a duas semanas, acreditamos que os exames já poderão ser feitos aqui dentro mesmo - comentou o superintendente.

Ebserh convoca radiologistas que devem integrar equipe para operar aparelho de ressonância magnética

Além do aparelho de Raio X, que, no início do mês, já estava nas dependências do hospital, um tomógrafo, um aparelho de ecografia, uma esteira ergométrica e um aparelho de oftalmologia já chegaram e aguardam instalação. Atualmente, o quadro funcional do Regional é composto por cerca de 100 profissionais entre terceirizados e celetistas.

O AMBULATÓRIO DE DOENÇAS CRÔNICAS EM NÚMEROS
Os dados foram divulgados pelo Instituto de Cardiologia, que administra o Hospital Regional, e são referentes a 94 dias de funcionamento, de 9 de julho a 30 de setembro. Confira: 

Atendimento ambulatorial 

  • De 9/07 a 31/07 - 154
  • De 1º/08 a 31/08 - 292
  • De 1º/09 a 30/09 - 176
  • Total de pacientes atendidos - 622  

Consultas com especialistas 

  • De 9/07 a 31/07 - 907
  • De 1º/08 a 31/08 - 2.129
  • De 1º/09 a 30/09 - 956
  • Total de consultas - 3.992

Municípios que mais encaminharam pacientes

  • O Instituto de Cardiologia também divulgou a origem dos encaminhamentos feitos pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Dos 32 municípios que fazem parte da região de cobertura da 4ª CRS, 26 encaminharam pacientes ao ambulatório nesse período, sendo que Santa Maria, em primeiro lugar, e Santiago, em segundo, são as cidades que mais enviaram pacientes até o momento.

SEGUNDO AMBULATÓRIO
Em relação à abertura do segundo ambulatório do hospital - o de reabilitação - anteriormente prevista para ocorrer em até 90 dias após a implantação do primeiro, ou seja, o prazo terminou no dia 9 de outubro, o secretário de Saúde não se ateve a prazos. Ele justificou o atraso devido às dificuldades técnicas e operacionais e também orçamentárias.   

- A época não nos ajuda muito, é fim de ano, fim de orçamento. Há mudanças das equipes administrativas, e temos que ter um certo cuidado. Uma vez vencida essas dificuldades, conseguimos fechar o cronograma de funcionamento pleno. Neste momento, precisamos de paciência, tempo e recurso para ir moldando o serviço - comentou. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Saúde diz que enviará medicamentos para toxoplasmose até o fim do mês Anterior

Ministério da Saúde diz que enviará medicamentos para toxoplasmose até o fim do mês

Ebserh convoca radiologistas que devem integrar equipe para operar aparelho de ressonância magnética Próximo

Ebserh convoca radiologistas que devem integrar equipe para operar aparelho de ressonância magnética

Saúde